Pesquisar este blog

sábado, 21 de janeiro de 2012

Plantas para jardins de meia sombra

Muitas vezes nos deparamos com ambientes de nossas casas ou mesmo em outros locais em que não temos Sol suficiente para nossas plantas, e simplesmente optamos por plantas artificiais, ou mesmo por outros artigos decorativos e funcionais nesses ambientes.
Mas com os devidos conhecimentos e cuidados, podemos ter magníficas plantas, um jardim muito belo em locais de meia sombra, possivelmente com ar condicionado e/ou com iluminação artificial, trazendo mais vida para nossos lares e ambientes de trabalho. 
O mais importante sempre é que todos tentemos "imitar" a Natureza ao máximo, simulando situações em que as plantas se encontram no meio real em que vivem no meio ambiente.


Abaixo nós selecionamos apenas algumas sugestões interessantes para tais ambientes, mas que podem também serem utilizadas em outros casos.


São as seguintes espécies:





Espécie indicada para o cultivo em canteiros ou em vasos, à meia-sombra. Pode ser cultivada em grupo ou isolada.






Antúrio (Anthurium andraeanum)








Espécie de grande valor ornamental, cultivada à meia-sombra, isolada, em grupos proporcionando certo destaque onde posicionada.






Asplênio (Asplenium nidus)




Espécie da família das samambaias delicada e ornamental. Muito apreciada em vasos, devido à sua forma pendente, proporcionando muito charme onde posicionada.Planta de meia-sombra.







Avenca (Adiantum raddianum)




Espécie com formato de coração, em várias cores, e pode ser cultivada em canteiros, à meia-sombra ou em vasos.










Ciclame (Cyclamen persicum)


Espécie indicada exclusivamente para meia-sombra, a Clívia com suas flores alaranjadas alegram todo o canteiro, formando verdadeiros maciços nas jardineiras.












Clívia (Clivia miniata)




Espécie com folhas longas e ovaladas, apresentam manchas brancas em suas folhas, o que as tornam mais atrativas no Paisagismo.Pode ser cultivada em canteiros, vasos, em conjuntos ou até mesmo isolada.Planta de meia-sombra ou sombra.


Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia 'Camilla')





  Espécie ornamental indicada para uso como forração para revestir taludes, em vasos pendentes ou apoiada em suportes e até mesmo outras plantas. Por se tratar de uma trepadeira ela tem essas facilidades.Planta de sol pleno ou meia sombra. 


Hera (Hedera canariensis)




Espécie trepadeira, que pode ser cultivada a Sol pleno ou a meia-sombra, de valor ornamental por suas folhas escuras.














Jibóia (Epipremnum aureum)




Espécie com folhas longas e estreitas, e de um tom de verde muio brilhante.Suas inflorescências brancas são muito atrativas, mas não exalam nenhum perfume no ambiente.Planta ideal para ser cultivada em vasos, canteiros, jardineiras, isolada ou em grupos, e à meia-sombra.






Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)






Espécie ornamental e exótica, a Maranta Tricolor tem folhas manchadas em vários tons de verde, com branco e vermelho.Costumam ser cultivadas em grupos por formarem tufos.
Ideal para meia-sombra.






Maranta Tricolor (Ctenanthe oppenheimiana 'Tricolor')






Espécie muito utilizada em Paisagismo, mais conhecida como Ráfia, é muito ornamental, de fácil cultivo em interiores. Planta de Sol pleno e meia-sombra.










Palmeira Rápis (Raphis excelsa)




Espécie muito ornamental por suas folhagens com aparência de melancia, e quando cultivada em vasos apresenta-se muito exuberando em forma pendente.Ideal para meia-sombra.






Planta melancia (Peperomia argyreia)




Espécie de Samambaia muito ornamental que nos remete às antigas
"Rendas Portuguesas".Deve ser cultivada sob meia-sombra, em vasos, individuais ou em grupos e até mesmo em canteiros.




Renda Portuguesa (Davallia fejeensis)




Espécie da família das cactáceas, pode ser cultivada em vasos, canteiros, jardineiras, em apoios como árvores e outros.Muito ornamental, deve ser cultivada em meia-sombra.








Ripsális (rhipsalis baccifera)




Espécie de trepadeira muito ornamental por suas folhagens exuberantes e de coloração verde e branca.Costuma ser cultivada em grupos em canteiros, abaixo de árvores, mas pode ser cultivada em interiores, sempre em meia-sombra.


Singônio (Syngonium podophyllum)




Espécie com características próprias, a Samambaia apresenta um crescimento meio como um "tufo", ideal para interiores em meia-sombra.








Samambaia de metro (Nephrolepis exaltata)


Espécie com folhagens muito ornamentais, o Tinhorão possui vários desenhos e cores em suas folhas.Ideal para canteiros, jardineiras e vasos.
Planta de meia-sombra.




Tinhorão (Caladium x hortulanum)


Espécie muito popular, com muitas cores e folhas verde-escuras.Ideal para interiores, sob meia sombra.










Violeta Africana (Saintpaulia ionantha)


Espécie muito ornamental por sua beleza única, a Zamioculca apresenta folhagens verde e brilhantes.Planta ideal para interiores, a meia-sombra ou sombra.










Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)








Selecionamos também um vídeo interessante no site do Youtube da Paisagista Nó Figueiredo exibido na TV GAZETA em 05 de Janeiro de 2010.












Nenhum comentário:

Postar um comentário